O livro como janela da imaginação
o livro como protagonista
A Sala de Leitura permitirá aos detentos a possibilidade da autodescoberta para uma vida mais saudável através do conhecimento e do lazer cultural. A Penitenciária “ASP - Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros possui atualmente 4 salas, em cada um dos pavilhões, destinadas a atividades pedagógicas que são articuladas pelo corredor de acesso. O presente projeto tem como objetivo a reforma e a reorganização das salas e do corredor criando novos usos e possibilidades para o espaço.
As salas de aula serão agora divididas por divisórias móveis, sendo três dos ambientes formados pelas divisões destinados a aulas e o maior deles destinado à biblioteca onde será construída uma arquibancada para leitura e armazenamento de livros. As divisórias quando abertas criarão um espaço contínuo e adequado para diversos usos: exposições, cinema, palestras, etc.
A arquitetura do espaço busca trazer o livro para o papel de protagonista. O livro representa a “janela” para o mundo de imaginação que extrapola as fronteiras físicas do edifício. A “janela” do saber e da imaginação que traz o conhecimento abrindo novas perspectivas para o espaço.