Antes e depois – salão multiuso totalmente transformado
Novo salão de festas
multiuso que valorizou
(e muito!) o condomínio
Desde a primeira visita ao espaço existente do salão de festas do edifício Tivoli, o que chamou a atenção foi um espaço muito grande e quadrado com enorme potencial de aproveitamento. Espaço tinha de sobra, o que faltava era a infraestrutura adequada para os moradores aproveitarem melhor.
O espaço encontrava-se sem condições de iluminação e instalações muito precárias. A reforma tinha que ser radical, sem gastar muito...
Nova cozinha bem equipada
e com churrasqueira à gás
Para atender os diferentes usos a cozinha foi dividida em dois espaços. O primeiro mais fechado e com uma porta de vidro poder separar os fluxos de pessoas e materiais. Quando se faz uma festa de criança é muto útil esse tipo de espaço para fritar salgados que fazem muita sujeira e também guardar todo o material de apoio das empresas que servem festas contratadas pelos moradores. O espaço mais aberto seria para finalizar e servir os pratos. O espaço também conta com uma churrasqueira a gás (marca Dinnox) que minimiza a fumaça. Uma grande coifa com o motor do lado de fora, renova o ar sem fazer muito barulho no salão.
O concreto aparente
valoriza estrutura do edifício
Grandes pilares que sustentam todo o edifício afloram no térreo. Para tirar partido desta estrutura deixamos todos os pilares no concreto aparente. Foram descascados, lixados e receberam uma proteção hidrofugante a base de silicone, foi utilizado o produto Aquella.
Piso de concreto polido
foi mais fácil de executar
Quando começamos a retirar o piso cerâmico existente vimos que todo o contrapiso teria que ser retirado pois não tinha resistência. Com isso ficamos com uma altura de até 15 cm para preencher. Para evitar ter que fazer um contrapiso e depois colocar um piso (a ideia original era o granilite), optamos por fazer uma concretagem com caminhão betoneira e após isso polir o piso para deixar aparecerem as pedrinhas como se fosse um granilite. Com isso encurtamos os tempos de obra pois varias etapas foram suprimidas. Basicamente após a concretagem se faz um alisamento com uma espécie de enceradeira grande e depois de 7 dias aplica-se uma lixa fina com varias demãos. Quando o piso está pronto é aplicado uma resina PU que protege o piso contra manchas e umidade. O piso foi executado pela empresa Pisolix
Abrir para a luz
Foi feita inicialmente uma reforma de subtração, retirando todas as alvenarias e coberturas desnecessárias. O objetivo principal era trazer luz e ventilação para o salão, já que esse é muito grande e a luz precisava chegar até o fundo.
Painel de ladrilho hidráulico
é o grande protagonista
As duas grandes paredes laterais eram as únicas que sobraram depois da subtração de tudo que era desnecessário. Precisávamos de um material que fosse expressivo, mas que agradasse o maior numero de moradores. Para isso foi proposto um painel com um desenho abstrato e bem simples com uma cor para alegrar o ambiente. O modelo escolhido foi o Andorinha pela Vianarte. Optamos pela combinação de 3 cores diferentes de ladrilho sempre com o mesmo fundo azul. Para reduzir o custo foram utilizados mais peças lisas e poucas com desenho de andorinha em três cores diferentes. A paginação foi desenvolvida por nós e executada cuidadosamente pela equipe do Alan e seu pai, Roger e Jura.
E pra finalizar...outros
detalhes que gostamos
Bancada de concreto aparente moldada inloco
Luminárias que desenhamos feitas de chapa de aço com pintura eletrostática grafite
Painel ripado de madeira Cumaru semi pronto instalado pela empresa Portal dos Assoalhos.