Construção das paredes de taipa: passo a passo na obra da casa de Cunha

Cada parede de taipa é única

Existem muitas formas de executar uma parede de taipa. A seguir vamos mostrar o caminho que percorremos, que foi muito rápido e sem surpresas.

A técnica consiste basicamente em encher uma fôrma com camadas de terra compactada uma a uma, a cada 10 a 15 cm, com a ajuda de um pilão (mecânico ou manual) resultando em paredes de grande espessura (mínimo 30cm para paredes estruturais). As formas podem ser de madeira ou até mesmo metálicas, como as utilizadas na casa de Cunha

Por resultarem em paredes/muros monolíticos possuem bastante resistência a compressão e enorme durabilidade ao longo do tempo, além de boa inércia térmica. Veja abaixo como fizemos na Casa de Cunha

detalhe parede de taipa com janela de madeira

Antes de começar: projeto de













arquitetura e consultoria com













empresa especializada

Antes de mais nada é preciso executar um projeto de arquitetura que respeite as características do material. Uma empresa especializada pode ajudar a pensar nos detalhes de execução ainda na fase de projeto. No nosso caso a consultoria da Taipal, ainda na fase do projeto, foi fundamental. Nos ajudaram a resolver os detalhes da taipa com os outros materiais, como a madeira e o concreto.

Estudio Piloti Arquitetura e Stepan Norair Chahinian

Coleta, análise do solo e ensaios














de laboratório

Uma vez aprovado o projeto básico de arquitetura pelos clientes foi feito uma coleta e analise do solo onde seria implantada a casa para analisar se a terra retirada da fundação seria adequada. O resultado do teste mostrou que seria melhor trazer terra de outro lugar pois o solo daquele terreno tinha uma composição desfavorável. Uma obra que estava sendo executada por perto nos forneceu uma terra muito boa e uniforme.  

Segundo a Taipal, “Antes do início da obra são coletadas amostras das possíveis jazidas de solos a serem usadas, com preferência ao terreno do próprio canteiro. Cadastramos a localidade e a profundidade com o objetivo de garantir a padronização e a qualidade do fornecimento da jazida de solo.” Fonte site: www.taipal.com.br

Controle de qualidade

“Durante a execução das obras são moldados corpos de prova que posteriormente são ensaiados para determinação da resistência a compressão e módulo de elasticidade, e assim comprovar que foi atingido o desempenho estrutural especificado em projeto.” Fonte site: www.taipal.com.br

Início da obra - Fundação

Na casa de Cunha, foi escolhido o baldrame de concreto como fundação para receber as paredes de taipa. Abaixo do baldrame temos os blocos de fundação e as brocas. Tudo foi calculado pelo engenheiro calculista seguindo o projeto de arquitetura.

Um detalhe importante foi o encontro entre o baldrame e a taipa, já que nesse ponto poderia a terra quebrar o seu canto e mostrar uma fissura. Para isso foi colocado uma peça de madeira dentro da forma de concreto e na forma da taipa, produzindo um vazio em forma de triangulo que “afasta” os dois materiais.

fundação para parede de taipa de pilão
desenho da fundação e parede de taipa

Início da taipa – sistema














de fôrmas

O sistema de formas é a grande chave do sucesso da empreitada! No caso da Taipal, eles desenvolveram uma fôrma com travamentos metálicos que evitam desnivelamentos e torções que podem deixar a parede com imperfeições. O baldrame também serve de guia para a montagem da forma. Com isso conseguimos manter os alinhamentos além de garantir a agilidade da obra. O processo de construção das paredes foi tempo recorde, apenas 10 dias!

Dentro dos travamentos metálicos são colocadas chapas de compensado e conforme a parede vai subindo vão sendo adicionados mais madeiras.

forma metalica  para parede de taipa
forma metalica  e compactação da terra para parede de taipa
forma metálcia para parede de taipa de pilão

O preparo da terra para parede














de taipa

A parede de terra leva alguns outros ingredientes para se chegar à combinação ideal. Como falamos anteriormente a terra já passou pela análise para determinar a quantidade de cada ingrediente. Cada terra é de um jeito e tem a sua proporção determinada pelos ensaios de laboratório. São adicionados à mistura: areia, cal e uma pequena proporção de cimento.

mistura de terra para parede de taipa
compactação da terra na parede de tiapa

Com essa receita em mãos o pessoal da Taipal vai adicionando os componentes em uma grande “batedeira” junto com a água, essa em pequena quantidade.

Como a terra utilizada não contém muita água, ao final do dia de trabalho já é possível retirar a fôrma que a parede já fica em pé. Esse momento é mágico!

parede de taipa secando

A terra: compactação

Com a mistura feita, a terra é despejada dentro da forma em camadas de 15cm e vai sendo compactada por um compressor pneumático. No nosso caso como não tínhamos tubulações de elétrica e hidráulica, a compactação aconteceu muito rápido. As janelas de madeira quadradas foram feitas com um reforço metálico em cima para suportar a carga de terra e forma colocadas dentro da forma.

desenho para janela de madeira embutida na parede de taipa
compactação da terra com compressor pneumatico
compactação da terra na parede de taipa

Ajustes finais – desfôrma,













pequenos reparos e















hidrofugante

Depois de retirada a fôrma a parede se encontra úmida e vai secar ao longo de 15 dias. Durante esse período é importante que e parede esteja bem coberta por um plástico para evitar que a deteriore.  

No momento da retirada da forma é normal que a parede sofra alguns pequenos golpes e algumas imperfeições aconteçam, principalmente nos cantos das janelas e portas. Por isso é importante guardar uma quantidade de terra para pequenos reparos que possam ser necessários no final da obra.

No final da obra foi realizada uma limpeza, principalmente no encontro com as lajes de concreto que vazaram um pouco de cimento manchando um pouco a parede. Após a limpeza foi aplicada um liquido transparente hidrofugante, que garante mais resistência à umidade e evita o desprendimento de pequenos grãos de terra e areia.

Dai em diante é só usufruir de uma casa com todas as qualidades que a taipa proporciona, além de saber que você está contribuindo para o meio ambiente!

parede de taipa finalizada