O livro como janela da imaginação

o livro como protagonista

A Sala de Leitura permitirá aos detentos a possibilidade da autodescoberta para uma vida mais saudável através do conhecimento e do lazer cultural. A Penitenciária “ASP - Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros possui atualmente 4 salas, em cada um dos pavilhões, destinadas a atividades pedagógicas que são articuladas pelo corredor de acesso. O presente projeto tem como objetivo a reforma e a reorganização das salas e do corredor criando novos usos e possibilidades para o espaço.

As salas de aula serão agora divididas por divisórias móveis, sendo três dos ambientes formados pelas divisões destinados a aulas e o maior deles destinado à biblioteca onde será construída uma arquibancada para leitura e armazenamento de livros. As divisórias quando abertas criarão um espaço contínuo e adequado para diversos usos: exposições, cinema, palestras, etc.

A arquitetura do espaço busca trazer o livro para o papel de protagonista. O livro representa a “janela” para o mundo de imaginação que extrapola as fronteiras físicas do edifício. A “janela” do saber e da imaginação que traz o conhecimento abrindo novas perspectivas para o espaço.

 
Corte longitudianal das duas possibilidades de uso do espaço
 
Perspectiva interna da biblioteca

Ficha técnica


 

localização

parelheiros, são paulo, sp, brasil

area construída

160m²

ano do projeto

2014

 

equipe

autores: Vivian Hori Hawthorne, Luis Claudio M. Dias, Stepan Norair Chahinian, Stefano Mineiro Fernandes, Marcos Boldarini (Boldarini Arquitetos)

concepção

Fábio Ávila

 

veja outros projetos

 
 

Escola primária em dois níveis com pátio

Escola ao redor de um patio

Biblioteca de Direito-USP para a cidade

Alvar Aalto em dose dupla

Comunidade de pescadores de Ubatuba