Comunidade de pescadores de Ubatuba - Z10

sentido de permanência e

identidade cultural

da comunidade

O projeto está localizado em Ubatuba no litoral norte de São Paulo - Brasil, conhecida como” ilha dos pescadores”, no centro da cidade. Um lugar singular, por ser uma ilha, que possui um potencial turístico muito grande ainda não explorado. A ilha conta com residências dos pescadores, restaurantes, um porto para as embarcações, instalações de apoio à pesca (venda de gelo, conserto das embarcações), o mercado do peixe e a sede da associação. As atividades principais são a pesca e comércio além do turismo e venda de artesanato.

A proposta do projeto é manter a sede da associação no mesmo terreno que está hoje, porém propondo sua reforma e ampliação. Atualmente o espaço possui uma área de atendimento à comunidade, um escritório, área para os arquivos, uma pequena copa, um sanitário e um pátio de acesso. A ampliação acrescenta ao programa um salão de reuniões para a comunidade, organiza os usos existentes e qualifica o espaço do pátio de acesso.

 
Esatdo atual do edificio - fachada frontal
EStado atual do edificio, fachada lateral
Perspectiva 3D da proposta

O sistema construtivo adotado é o sistema de painéis armados pré-moldados de cerâmica. Esse sistema foi desenvolvido pelo arquiteto Joan Villa tendo sido aperfeiçoado, testado e aplicado na pratica em diversas construções desde a década de 80, como por exemplo a Residência Estudantil da Unicamp em Campinas SP em 1992 e com a participação da arquiteta Silvia Chile a partir de 1997. Esse sistema permite a utilização da mão de obra local não especializada, otimização do canteiro de obras em espaço reduzido, baixo custo de construção, rapidez de construção. O resultado são construções com bom desempenho térmico e resistência estrutural muito acima das construções de baixo custo convencionais.

Perspectiva #d da fachada
Plantas, cortes e fachadas da proposta

Ficha técnica


 

localização

ilha dos pescadores, centro, ubatuba, sp, brasil

area construída

100m²

ano do projeto

2013

 

equipe

Joan Villà Martinez, Silvia Chile, Luis Claudio Marques Dias, Vivian Hori Hawthorne, Stepan Norair Chahinian e Stefano Mineiro Fernandes

 

veja outros projetos

 
 

Escola primária em dois níveis com pátio

Escola ao redor de um patio

Biblioteca de Direito-USP para a cidade

Alvar Aalto em dose dupla

O livro como janela do saber e da imaginação