
A casa de taipa
casa de taipa de pilão e madeira
com vistas para a serra da bocaina
em cunha-sp
O projeto para essa residência é fruto de uma parceria de longa data com o arquiteto Stepan Norair Chahinian, juntos fomos construindo as soluções de projeto e obra.
A casa fica localizada em uma área rural, na cidade de Cunha. O casal Claudia e Marcelo, e o filho Pedro se encantaram com a ideia de construir com taipa de pilão por todas as qualidades estéticas, térmicas e até ecológicas do material. A taipa de pilão seria a grande protagonista do projeto. Como a face norte coincide com as melhores vistas tudo ficou mais fácil: orientar as aberturas para as vistas e proteger com a taipa o frio da face sul. A partir dai nasceu a ideia do projeto.
O terreno ideal para uma casa
A escolha do terreno é a etapa mais importante neste tipo de projeto. Como está localizado em uma zona rural fatores como a insolação, ventos predominantes e vistas são fundamentais. Nesse projeto o terreno escolhido foi o melhor possível. Em uma região belíssima de mar de morros da Serra da Bocaina, o terreno possui lindas vistas que se abrem para a face norte. Em uma região de clima frio a quantidade sol que a casa recebe era muito importante.
posição da casa no terreno
A casa é térrea e foi posicionada em um platô mais baixo para evitar as rajadas de vento. Acompanhar as curvas de nível foi uma boa estratégia para abrir a perspectiva para quartos e sala além de “quebrar” o pavilhão em dois volumes: intimo (quartos) e social-serviço (sala, cozinha, lavabo e área de serviço). As duas paredes de taipa de 15m recebem a cobertura de madeira, que é composta de madeira maciça e telha leve metálica com uma suave inclinação. 3 pequenos volumes com laje plana de concreto, abrigam os banheiros e área de serviço e articulam os volumes.
pavilhão dividido em dois volumes
A divisão da casa em setor social e setor intimo determinou a divisão do pavilhão em dois volumes separados. Com isso diminuímos a sensação de corredor e conseguimos criar diferentes perspectivas além de garantir maior privacidade aos quartos e maior liberdade para usar o setor social da casa sem incomodar alguém que possa estar dormindo. As fachadas dos dois setores usam os mesmos materiais mas na face norte são diferentes na quantidade de aberturas.
encontros de materiais:
madeira, taipa e concreto
A taipa tem uma resistência muito grande à compressão, isso quer dizer que as paredes aguentam peso. Dessa forma a estrutura de madeira se apoia sobre a taipa, sendo que os pilaretes, descansam sobre uma prancha de madeira para distribuir o peso. A telha metálica é muito leve e por isso foram previstos tirantes em todas as vigas de madeira que se conectam à fundação, para evitar que a cobertura “saisse voando”. As lajes de concreto estão um em nível mais baixo para não interferir nos dois telhados inclinados.
construção econômica
Um orçamento limitado para a construção da casa norteou as decisões de projeto desde o princípio. A casa tinha que ser compacta, sem desperdício de área e utilizando materiais simples que não comprometessem a qualidade. Como os clientes já estavam nessa pegada de simplificar as coisas foi fácil propor uma planta compacta. Para os materiais nada de excessos. A escolha dos acabamentos tinha que manter a ideia de materiais mais naturais, como os que compõem a estrutura da casa. Os pisos são de taco de madeira e cimento queimado, e para os banheiros utilizamos mármore branco. A pintura das poucas paredes de alvenaria, são a base de cal, na cor branca. O piso da área externa é a pedra São Tomé Rosa.
vantagens construção com terra
A terra é o material de construção mais antigo. Já foi utilizado de diversas formas e esteve associado à precariedade e pobreza, imagem essa que vem mudando com o aperfeiçoamento das técnicas e avanço nas pesquisas. A ocorrência de insetos, por exemplo o barbeiro, causador do mal de chagas contribui, não sem razão, para essa imagem. No sistema utilizado na casa com paredes de taipa não ocorre este tipo de problema pois as paredes não deixam espaço para que se instalem. A construção com terra possui muitas vantagens com relação ao sistema tradicional, algumas delas são:
durabilidade e baixa manutenção
Ao contrário do que possa parecer a terra apresenta grande durabilidade ao longo do tempo. Podemos ver construções milenares que ainda estão em perfeito estado de conservação. Somente tem que ser tomados alguns cuidados, principalmente com a umidade que vem por baixo e por cima da parede. No nosso caso apoiamos as paredes em um baldrame de concreto solto 20cm do chão. Em cima as parede estão cobertas e protegidas.
controle do nível de umidade interno
As paredes de terra “respiram”. Isso mesmo, elas tem a característica de absorver umidade quando o ambiente está saturado e devolver umidade quando o ambiente está seco. Isso permite que o ambiente interno esteja sempre com um a umidade controlada de 50%. Com esse nível de umidade não se desenvolvem muitos fungos e bactérias causadores de problemas de saúde. Quando se entra em uma construção feita com terra se sente a qualidade do ar.
isolamento térmico
Como as paredes são grossas e tem uma grande massa térmica, as mudanças de temperatura demoram a acontecer dentro dos espaços. Em climas frios mantem o calor e em climas quentes refrescam o ambiente.
a prova de fogo
A terra não é um material combustível, o que garante as construções de barro uma maior segurança contra incêndios.
Recomendamos um livro para quem quer se aprofundar no assunto: Minke, Gernot : Manual de Construccion com tierra. La tierra como material de construccion y sus aplicaciones em la arquitectura actual. Editorial: Nordan-Comunidad. 2001.
3 idéias fizeram a diferença
Paredes de taipa
Estrutura de madeira e cobertura leve
Poucos metros bem aproveitados
Ficha técnica
localização
cunha, sp, brasil
area construída
220m²
ano do projeto
2018
ano da obra
2019
equipe
autores: Stepan Norair Chahinian, Luis ClaudioM. Dias, Vivian Hori Hawthorne colaboradores: Jesus Gonçalves e Arthur Lamberti Falleiros
fotografia
Luis Claudio, Vivian e Stepan