
Reforma de apartamento compacto no centro de sp
sem desperdício com cozinha
aberta p/receber os amigos
Quando o Rodrigo e o Rafael vieram nos procurar já tinham as ideias muito claras. A mudança de apartamento para eles representava um desafio também, estavam mudando de um apartamento muito maior para ter uma vida muito mais compacta no centro de São Paulo se desfazendo do carro e partindo para uma vida mais conectada com o centro da cidade utilizando transporte público.
O novo conceito de vida também significava compartilhar outros espaços já que o novo apartamento tem apenas 45m2. Era momento de desapegar de tudo que pudesse ser compartilhado. Utilizar os espaços comuns do prédio como salão de festas, lavanderia estavam previstos. Com esse trabalho inicial de desapego o projeto ficou mais fácil.
ganhar altura de
pé direito foi muito bom
Uma surpresa positiva no meio do caminho acabou melhorando o projeto. Por ser o último andar do prédio descobrimos um espaço entre o forro e a laje de 50cm que pode ser incorporado. Com isso ganhamos uma laje de concreto aparente bem acabada que combinava com o projeto e trazia 20 metros cúbicos a mais de espaço!
aproveitamento total do espaço
O projeto priorizou o máximo aproveitamento dos espaços. O terraço foi fechado para ganhar área interna e passou a conter o escritório e sala de jantar. A retirada de algumas paredes e portas, assim como o forro de gesso na sala e cozinha, fez com que conseguíssemos maior amplitude e criássemos novas perspectivas.
As lindas vistas da avenida da Consolação no centro de São Paulo foram ainda mais valorizadas com essas novas aberturas internas.
O projeto de marcenaria foi pensado para a otimização dos espaços: o painel que divide a área de serviço da sala de estar, serve por um lado como fixação do home theater e do outro um armário estreito para materiais e utensílios de limpeza.
Como os clientes curtem cozinhar, a abertura entre a cozinha e sala ganha um móvel baixo para guardar utensílios de cozinha que funciona também como bancada de apoio. Esse mesmo móvel se estende até a sala servindo de rack para música e tv. Uma grande prateleira de madeira percorre toda a extensão da cozinha e sala, e acomoda plantas e objetos.Logo abaixo, uma estante em serralheria e vidro jateado fixada na laje, serve como um pequeno bar iluminado.
terraço fechado dá lugar
a escritório e sala de jantar
O terraço era a opção para ampliar a área interna. As vistas incríveis da cidade convidavam a ocupação desse espaço por longas horas. Assim o escritório e a sala de jantar se instalaram no antigo terraço. Como recebem muitos amigos um banco de marcenaria, que também serve para guardar objetos, foi pensado para debaixo da janela. A marcenaria do escritório foi pensada para organizar bem o espaço de trabalho sem esquecer que ali do lado os amigos se reúnem com frequência.
materiais de acabamento
A estética dos acabamentos buscava trazer aconchego além da funcionalidade e facilidade de manutenção.
Piso de madeira
O piso de madeira escolhido para a sala, escritório e quartos foi a peroba dourada com réguas de 7cm com comprimento variável lixados no local.Piso de ladrilho hidráulico
Para a cozinha e área de serviço utilizamos o ladrilho hidráulico cinza escuro com rodapés na mesma cor.
Para o banheiro utilizamos o ladrilho hidráulico hexagonal em 3 tons de cinza.Revestimento parede
Na cozinha utilizamos a pastilha Artico Hezagoal da marca Atlas. Na parede do banheiro dfoi utilizado uma cerâmica de 10x20cm brance acetinado.
3 idéias fizeram a diferença
Aumentar o pé direito
Abrir a cozinha com balcão-bar
Escritório e sala de jantar com vistas da cidade
Ficha técnica
localização
consolação, são paulo, sp, brasil
area construída
45m²
ano do projeto
2018
ano da obra
2018
equipe
autores: Luis ClaudioM. Dias, Vivian Hori Hawthorne, colaborador: Arthur Lamberti Falleiros